QGIS 3.10: Geocodificação de 250 Mil Endereços por mês com o Plugin HQGIS

Versão 3.10 será a nova LTR

Tem inicio a sequência de testes da versão 3.10 do Sistema de Informações Geográficas QGIS, a futura nova versão de Lançamento a Longo Prazo (Long Term Release ou LTR). Conforme observamos no Calendário de Lançamentos do QGIS, no dia 21/02/2020 teremos a substituição da versão 3.4 pela versão 3.10 do sistema. Vale a pena começar os testes desta nova versão e descobrir as novidades que estarão à sua disposição no ano seguinte.

Conheça a API HERE para Geocodificação

Com base na dúvida de um rapaz que faz parte da Lista QGIS Brasil nos Grupos do Google, eu tomei conhecimento acerca do processo de geocodificação de endereços por meio da API da HERE. O algoritmo funciona da seguinte forma: Você prepara a sua lista de endereços e executa a geocodiicação dentro do próprio QGIS por meio das credenciais obtidas a partir de uma conta FREEMIUM adquirida no portal HERE. Esta técnica permite geocodificar mensalmente milhares endereços sem custo algum. Talvez esta seja uma das alternativas mais interessantes para aplicar o processo de geocodificação a partir de uma lista de endereços de tamanho moderado.

Tutorial 1: Obtendo as Credenciais HERE

A primeira etapa consiste em realizar um cadastro para obter a chave do serviço HERE. Visite o site dos desenvolvedores e faça o seu cadastro:

https://developer.here.com/

Forneça os dados e prossiga com o processo de cadastro da sua conta da mesma forma conforme é exigido por outros portais.

Prossiga com o processo de cadastro informando o seu número telefônico e aguarde a criação do seu projeto HERE:

Certifique-se de validar a sua conta de e-mail. Este é um procedimento padrão em mais de 95% dos cadastros na Web:

Seu projeto será criado. Para obter as credenciais para geocodificação de endereços dentro do QGIS 3.10, clique no grupo REST & XYZ HUB API/CLI:

Pressione o botão Generate App ID and App Code e aguarde a criação das suas credenciais de acesso. Se tudo correu bem até aqui, você receberá códigos semelhantes a esta imagem:

E aqui terminamos a primeira etapa. Anote seus códigos num local seguro porque vamos utilizá-los nas etapas seguintes.

Tutorial 2: Instalação da ferramenta e leitura dos dados

Na segunda etapa, siga estes passos:

Abra o QGIS 3 (o plugin não funciona na versão 2.18) e clique no menu Complementos – Gerenciar e Instalar Complementos (1).

Na categoria Tudo (2), digite hqgis na caixa de pesquisa (3) e marque o plugin para instalação (4). Em seguida, pressione o botão Instalar Complemento (5).

O complemento será instalado com sucesso. Para iniciar o processo, você vai precisar de uma lista de endereços concatenados. Eu tenho esta lista de dezoito autoescolas do município de São Paulo. Creio que vale a pena você realizar o teste com ela até para entender como deve ser o padrão de formatação de endereços capaz de garantir um processo de geocodificação bem sucedido.

O QGIS não opera com a leitura de um arquivo XLSX do Microsoft Excel. Faça uma cópia da lista como CSV Separado Por Vírgulas.

Agora, vamos importar esta lista. Eu sempre oriento a prática de utilizar bases cartográficas de referência em todos os projetos. Não será diferente aqui. Para ter certeza sobre a posição dos endereços que serão geocodificados, primeiro, adicione um limite geográfico de Estados ou Municípios do Brasil. Aproveitando a oportunidade, vamos trazer de volta a nostálgica Barra de Gerenciamento das Camadas das versões anteriores do QGIS. O limite dos estados e o painel clássico podem ser observados na ilustração abaixo:

Para trazer o painel clássico de volta, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área cinza da barra de menus e marque o item Gerenciar Camadas.

Os bons tempos voltaram! Para importar a lista no formato CSV, clique no “V” de Adicionar Camada Vetorial:

Na janela seguinte, localize o seu arquivo CSV com os endereços. Evite essas barbaridades de usuário iniciante no que diz respeito à pastas e arquivos com espaços e acentuação. Evite também os caminhos longos. Essas práticas evitam problemas. Para ler o CSV, clique na reticências (1) primeiro e, na sequência, pressione o botão Adicionar (2). Feche a janela.

Tutorial 3: Geocodificação no QGIS com o Plugin HQGIS

Já temos a lista importada para o programa e vamos iniciar o processo de geocodificação. É importante notar que a nossa técnica leva em consideração a coluna da tabela que contém os endereços concatenados. Sendo assim, siga a mesma lógica para que o processo possa lograr êxito. Se você é novo aqui e não sabe consultar sua tabela, verifique as imagens abaixo:

Para ter acesso à ferramenta, clique no menu Web – Hqgis – Access the HERE API. Também é possível clicar sobre o ícone do plugin HQGIS:

Vá para a última guia e faça o cadastro das credenciais que você recebeu na primeira etapa deste artigo. Save suas credenciais e prossiga para a etapa seguinte.

Retorne para a primeira guia e aponte para a camada que possui os endereços que serão geocodificados. É importante apontar para o campo da tabela que possui essa informação. Finalmente, pressione o botão Geocode Multiple Adress para dar inicio ao processo.

No canto superior da janela, você pode acompanhar o processo pela barra de progresso praticamente imperceptível. Recomendo não fazer nada até que o plugin finalize o seu trabalho.

No final, todos os endereços serão geocodificados! As autoescolas serão posicionadas em São Paulo, o que confere a precisão da API HERE. Um lembrete: estes pontos são temporários, ou seja, você deve utilizar os recursos do QGIS para salvar essa camada como arquivo Shapefile ou Geopackage:

Que tal realizar o controle de qualidade? Será mesmo que essa geocodificação tão boa quanto os processos de geocodificação pelo Google Maps e da geocodificação pelo Google Planilhas? Você deve analisar o resultado minuciosamente e tirar suas próprias conclusões. Na minha opinião, para 125 mil endereços mensalmente e para um único usuário da conta Freemium, essa geocodificação pela API HERE é animal!

Registre sua opinião nos comentários!

Informações

Instrutor GIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.

Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

2 comentários em “QGIS 3.10: Geocodificação de 250 Mil Endereços por mês com o Plugin HQGIS”

  1. Jorge, muito legal o tutorial..já estou usando nos meus trabalho. me salvastes…eu testei aquele “ferramentas militares” já vistes? Faz um tutorial comparando os tipos de plugins de gecodificação.
    parabéns e obrigada por ser tão parceiro nessa mundo da geotecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.