QGIS 3.10: Geocodificação de Endereços com o Google via MMQGIS

A revolução que impulsiona a sociedade

Não é novidade para ninguém que dependemos da localização geográfica para um número sem fim de ações que já fazem parte da nossa vida. No carro em movimento ou mesmo com o seu aparelho celular no bolso, a sua posição está sendo monitorada constantemente. Praticamente tudo hoje em dia possui um posicionamento demarcado, inclusive a localização da nossa própria casa.

Geocodificação de Endereços no QGIS via MMQGIS

Este artigo traz os passos para aplicar a geocodificação de endereços no QGIS com auxílio do complemento MMQGIS. Geocodificar neste contexto significa mapear o posicionamento de um logradouro por meio de coordenadas. No aplicativo para Geoprocessamento, a posição de cada rua será representada por um ponto. Este processo é útil para identificar escolas, hospitais, lojas e outros pontos notáveis que são componentes daquilo que conhecemos como uma base cartográfica.


Baixar o tutorial em PDF

Para ler o artigo em PDF, clique na imagem abaixo:

Por ser um procedimento que requer uma autenticação no Google Cloud, o artigo ficou longo demais para ser publicado no corpo da postagem.

Acesse o documento em PDF para conferir esta dica e lembre-se que há publicações recentes que conduzem ao mesmo caminho.


Informações

InstrutorGIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.

Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.