Geocodificação no Google Maps a partir de uma Planilha do Excel

Existem diversas aplicações para geocodificação de endereços, que é o processo destinado a atribuir coordenadas geográficas para logradouros. Neste artigo, faremos essa codificação de uma planilha com o Google Maps.

Geocodificação no Google Maps

A precisão do processo de geocodificação depende do máximo de informações corretas sobre um logradouro. Evite abreviações que não fazem parte do padrão exigido pelo Google, assim como os complementos de endereço que devem ficar de fora (apto 1001, sala 800, sl 1020, gp. 14…).

Vale mencionar o artigo anterior sobre atividades de concatenação de endereços no Excel. O Google Maps é uma das ferramentas que apresentam melhores resultados no processo de geocodificação, desde que os principais atributos (Endereço, Bairro, Município, UF, CEP e País) estejam devidamente preenchidos.

Fim da Geocodificação no Google Fusion Tables

O fim da aplicação Google Fusion Tables está previsto para acontecer em novembro de 2019, portanto, vale a pena explorar novas possibilidades para geocodificação de endereços.

Download do PDF

Para ler o artigo, clique na imagem abaixo (melhor visualizado em 1920×1080):

Continue acompanhando a sequência de publicações sobre os principais serviços disponíveis para publicar mapas online.

Informações

Instrutor GIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.

Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

1 comentário em “Geocodificação no Google Maps a partir de uma Planilha do Excel”

Deixe um comentário