Procedimento para download de Imagens CBERS-4 no Site Remote Pixel

Conheça o site Remote Pixel

O site Remote Pixel <https://search.remotepixel.ca> é uma interface para pesquisa e download de imagens de Sensoriamento Remoto que representa uma ótima opção para aquele usuário que precisa baixar rapidamente uma imagem de satélite. Com poucos cliques, você pode aproximar, selecionar uma cena e realizar o download das bandas desejadas. Essa característica é excelente para os utilizadores de imagem que possuem uma Internet lenta.

CBERS-4 no Remote Pixel

A grande novidade é que agora o site dispõe de imagens CBERS-4 no seu catálogo de satélites. Você será capaz de identificar essa melhoria no topo superior direito da página.

download_de_imagens_cbers4_no_remote_pixel

Tudo o que você precisa fazer é clicar no satélite CBERS-4 e aproximar-se da sua área de estudo. Esta é a localização da minha área de interesse onde a cena CBERS-4 recobre uma fração dos estados da Bahia e Goiás:

CBERS-4: Localização da Área de Estudo

As imagens serão disponibilizadas na lateral direita. Na minha pesquisa, a imagem mais recente estava coberta de nuvens. Para pesquisar por outras imagens, basta clicar sobre ela:

Clique aqui para ampliar sua pesquisa de imagens!

Você será conduzido para uma página com várias datas. Identifique a cena pela data mais próxima e faça o download da imagem com melhores condições de visibilidade.

Selecione as imagens com data recente e sem nuvens

Que tal conhecer um pouco sobre o satélite CBERS-4? No site do INPE há muitas características sobre essa missão e eu achei interessante destacar a informação abaixo:

Câmera Multiespectral Regular (MUX)

Esta câmera é uma nova versão da Câmera de Alta Resolução CCD de 20m do CBERS-1, CBERS-2 e CBERS-2B e tem as seguintes características:

Câmera Pancromática Multiespectral Regular (MUX)
CaracterísticaDado
Bandas EspectraisB05 (Azul): 0,45 – 0,52 µm
B06 (Verde): 0,52 – 0,59 µm
B07 (Vermelho): 0,63 – 0,69 µm
B08 (Infravermelho Próximo): 0,77 – 0,89 µm
Largura da Faixa Imageada120 km
Resolução Espacial20 m
Visada Lateral de Espelhonão
Taxa Bruta de Dados68 Mbit/s

Fonte: INPE

Logo, as imagens CBERS-4 disponíveis no site Remote Pixel pertencem ao instrumento MUX com resolução espacial de 20 metros. Para realizar o download das imagens CBERS-4 com melhor resolução, você terá que recorrer ao site oficial.

Composição Colorida Online

As imagens CBERS-4 hospedadas na nuvem serão processadas online e entregues na composição colorida indicada pelo internauta. Você pode escolher a composição Cor Verdadeira 7-6-5 e Falsa Cor 8-7-6. Pressione o botão Download e aguarde o processamento da imagem. Leva cerca de trinta segundos para gerar um arquivo de 60 MB.

Vale a pena consultar o acervo do site Remote Pixel!

Selecione a cena desejada e clique em Download

Espalhe essa novidade para os seus amigos!


Informações

INSTRUTOR GIS é um espaço na Web destinado à publicação de dicas sobre Geotecnologias. Para entrar em contato sobre consultoria ou cursos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, utilize os canais abaixo:

  • WhatsApp (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgesantos@instrutorgis.com / jorgepsantos@outlook.com

6 comentários em “Procedimento para download de Imagens CBERS-4 no Site Remote Pixel”

  1. Show de bola Jorge!!!!

    Uma pergunta… qual melhor satélite/sensor para mapear manchas urbanas e características intraurbanas de cidades brasileiras no período de 2000 a 2010?

    Estou trabalhando com o Landsat 5 TM.. será que tenho melhores opções?

    • Nessa janela temporal, de imagens gratuitas, é basicamente o Landsat 5 mesmo. A não ser que você tenha acesso a alguma outra resolução maior, disponibilizada por outro órgão publico.
      Mas o Landsat tem uma boa resposta ao monitoramento da mancha urbana de cidades, basta ter um cuidado para não confundir as zonas urbanas com o que chamam normalmente de “solo exposto” “areas degradadas” etc, pois os alvos tem assinatura espectral semelhante.
      Características que necessitem de uma maior resolução são mais difíceis com o Landsat, mas talvez o CBERS 2B tenha alguma coisa durante o tempo de funcionamento (que foi curto).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.