Passo a passo para Baixar a Grade SRTM 30 Metros com cobertura para o Brasil

Sobre a Grade SRTM 30 m

A Grade SRTM 30 m é um recurso que traz celeridade para os processos de pesquisa e download do Modelo Digital de Elevação (MDE) do projeto Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) Versão 4, que são imagens de radar com Resolução Espacial de 30 metros ou 0.0002778 arcos de segundo. Com este material, é possível obter o MDE SRTM com cobertura para todo o Território Nacional.

Trabalhar com grades articuladas é um processo prático para o analista iniciante e para o técnico com experiência. Cada quadrícula pode ser selecionada e separada com a finalidade de representar a topografia de uma região.

Cadastro no site Earthdata

O MDE SRTM Versão 4 encontra-se hospedado nos servidores do portal Earthdata <https://earthdata.nasa.gov/>, um dos repositórios para armazenamento de informações espaciais de responsabilidade da agência espacial americana NASA. Como são dados de domínio público hospedados em servidores do governo americano, será necessário efetuar um pequeno cadastro para ter acesso ao acervo Earthdata.

Para ter acesso ao tutorial de cadastro e obter a permissão para download do SRTM, clique neste link.

Download da Grade SRTM 30 m

Após efetuar o seu cadastro no portal Earthdata, clique neste link e faça o download da grade vetorial no formato ESRI Shapefile.

Pesquisa Online SRTM 30 m

A grade vetorial é um mecanismo que facilita a seleção e o download de uma grande quantidade de imagens SRTM. Caso você tenha interesse em pesquisar as imagens através de um mecanismo online, consulte a interface produzida por Derek Watkins:

As mesmas regras se aplicam na interface online produzida por Derek: todas as imagens estão hospedadas nos servidores do portal Earthdata e precisam de login para serem baixadas.

NewsLetter InstrutorGIS

Assine para ter Acesso:

À conteúdos em PDF de alta qualidade exclusivos para assinantes da newsletter.

Aos melhores tutoriais e artigos direto na sua caixa de e-mail.

Às promoções, eventos, sorteios e muito mais...

3 comentários em “Passo a passo para Baixar a Grade SRTM 30 Metros com cobertura para o Brasil”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.