Conheça o GloVis, um portal para Pesquisa e Download de Imagens de Satélite

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar no famoso site Earth Explorer, um portal administrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos ou United States for Geological Survey (USGS). Este portal possui dezenas de satélites à disposição. Vale lembrar que a organização USGS possui outros portais de Internet como o ESPA e o EarthData.

Download de Imagens Landsat-8 e Sentinel-2 no GloVis

Hoje iremos apresentar o site GloVis, que significa Global Visualization Viewer ou Visualizador Global. Através deste site, é possível realizar pesquisa e download de imagens de satélite Landsat-8 e Sentinel-2, entre outras opções. O GloVis é um dos visualizadores mais antigos que se tem notícia e foi totalmente reformulado para ser ágil, descomplicado e altamente intuitivo.

Como Pesquisar Imagens de satélite no GloVis?

O mecanismo de pesquisa do GloVis é um dos que eu mais utilizo hoje em dia. Para você ter um ideia sobre como a plataforma é sofisticada, visite o link https://glovis.usgs.gov e pressione o botão LAUNCH GLOVIS para executar a aplicação.

Imediatamente você será conduzido para uma localidade na América do Norte. Na parte esquerda da janela, há alguns critérios de consulta que podem ser ignorados, como a camada Global Land Survey. Para remover este bloco, basta pressione o controle.

No mesmo painel, existe a possibilidade de focar sua pesquisa nas principais plataformas que fornecem imagens de domínio público. Em geral, a comunidade de utilizadores de imagens no Brasil utiliza os satélite Landsat-8 e Sentinel-2. Marque o satélite da sua preferência para continuar a pesquisa no portal.

O mecanismo central do portal é uma mira posicionada no centro da janela de pesquisa. Para encontrar uma cobertura significativa de cenas Landsat-8 para a minha região de estudo, eu preciso centralizar essa visualização sobre o limite do meu município, por exemplo. Digamos que uma pessoa tenha interesse em adquirir imagens desta plataforma que recobrem o município de Campo Grande-MS. Para visualizar a cobertura Landsat-8, pressione o controle e mova o mapa para que a mira seja posicionada no perímetro urbano do município.


Assista a Videoaula no nosso canal do Youtube

Para entender o funcionamento do site GloVis, assista ao vídeo e aproveite a oportunidade para fazer a sua inscrição no meu canal do Youtube:

https://www.youtube.com/c/instrutorgis


Conheça o Curso sobre Equalização no Photoshop

Aproveitando a oportunidade, gostaria de lembrar a todos que a nossa plataforma conta com curso dedicado a tornar você um Especialista em Equalização e Tratamento de Imagens. Nessa modalidade única na comunidade de Geotecnologias, nós estamos disponibilizando todo o conteúdo do curso (vídeos em altíssima qualidade, apostilas, dados, etc.) por meio da plataforma InstrutorGIS ou via download de todo o conteúdo.

Quer saber mais? Clique sobre este link para acessar a ementa e clique neste link para comprar o curso!


Informações

InstrutorGIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.

Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

 

Deixe um comentário