QGIS: Reclassificação de Raster: Dados Discretos ou Categóricos

As atividades com mapas raster são fundamentais para os estudos de diversos fenômenos espaciais. Quando surge a necessidade de transformar dados alfanuméricos em imagens, há duas formas para representação de fenômenos do espaço geográfico através da modelagem raster: representação contínua e representação discreta. Para dados interpolados, podemos considerar esse fenômeno como contínuo, pois suas fronteiras são difíceis de serem mensuradas.

Em outras palavras, na representação raster contínua, temos dificuldades para estimar onde os fenômenos começam e onde terminam. A representação discreta ou categórica é mais simples: um lago, por exemplo, ao ser representado na imagem, pode ser mapeado devido ao conjunto de pixels de mesma tonalidade que formam as fronteiras do corpo d’água no raster.

Manual do Artigo em PDF

RECLASSIFICAÇÃO DE RASTER é o nome do processo responsável pela transformação de um raster para o padrão categórico ou discreto. Após gerar uma interpolação, devemos agrupar os valores em determinados intervalos de classe para que o QGIS possa transformar esses valores em números inteiros.

Link para assistir o vídeo no YouTube

Nossa experiência com Geoprocessamento ao longo do tempo demonstrou que a publicação de vídeos é o caminho ideal para o aprendizado sobre inúmeras ferramentas. Caso você tenha interesse em reproduzir essas dicas no seu computador, clique no link abaixo e assista ao vídeo no Youtube. Caso haja interesse em reproduzir essa técnica, os dados utilizados e os vídeos sobre a reclassificação de um raster estão inclusos no manual do artigo.

A área de estudo corresponde ao limite do município de Duque de Caxias, situado no Estado do Rio de Janeiro. Foram interpoladas as médias de atendimento nos hospitais 1, 2 e 3 da cidade. Após a interpolação, usamos a reclassificação de um raster com objetivo de organizar as informações espaciais em intervalos discretos.

NewsLetter InstrutorGIS

Assine para ter Acesso:

À conteúdos em PDF de alta qualidade exclusivos para assinantes da newsletter.

Aos melhores tutoriais e artigos direto na sua caixa de e-mail.

Às promoções, eventos, sorteios e muito mais…

1 comentário em “QGIS: Reclassificação de Raster: Dados Discretos ou Categóricos”

  1. Parabéns pelo seu belo trabalho, tenho aprendido muito com seus tutoriais tanto para Qgis e ArcGis, Muito sucesso sempre.
    Sobre dados MDE SRTM (USGS) x AsterGdem x Topodata x Alos Palsar (12,5m) qual serias suas melhores caraterísticas? Vi que o Alos Palsar tem melhor resolução, exite poucas publicações e comparações entre eles.

    Sobre MDT, MDE, DEM, MDS, MNT, você tem algum artigo ou algo sobre este assunto, pois existe uma grande confusão.

    att.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.