QGIS 3: Aprenda a realizar conexões WMS para acessar Imagens Gratuitas

Opções para Conexão com Serviços WMS/WMTS

Este tutorial tem o objetivo de demonstrar a configuração dos chamados Mapas Base ou Basemaps. Essas imagens são hospedadas em servidores da Internet e podem ser úteis nos projetos de mapeamento. A iniciativa começou com o OpenLayers e evoluiu para outras soluções como o QuickMapServices. Hoje vamos apresentar o serviço nativo do QGIS, que é a conexão XYZ Tiles.

Tutorial Passo a Passo

1) Abra o QGIS 3 e carregue o seu arquivo Shapefile georreferenciado (as conexões WMS/WMTS precisam de um dado espacial).

Com o QGIS 3 aberto, carregue o limite da sua área de interesse

2) No Painel Navegador, clique com o botão direito sobre o ícone XYZ Tiles e acesse a opção New Connection.

Clique com o botão direito sobre o recurso XYZ Tiles e crie uma nova conexão

3) Na janela Conexão XYZ, informe o nome do provedor de imagens e o link para acesso. No campo Nome, digite Google Satellite:

Cadastro do provedor Google Satellite

4) Para descarregar imagens do Google Earth no QGIS, copie o link do provedor de imagens na lista de provedores XYZ disponíveis:

Provedores WMS para visualização no QGIS

5) De volta à janela Conexão XYZ, cole o link no campo URL e clique em OK.

Cole o link no campo URL e clique em OK

Para visualizar a imagem de satélite sobre a sua área de estudo, basta clicar duas vezes sobre o ícone ou arrastá-lo para o painel de camadas.

Visualização da imagem de satélite Google Earth no QGIS

A lista de provedores é ilimitada, ou seja, você pode armazenar qualquer serviço WMS/WMTS e visualizar as imagens através deste recurso. Eu coletei apenas alguns. Aproveite a lista e cadastre outros serviços interessantes. Por exemplo, como podemos visualizar o arruamento do Google Maps sobre a nossa área de estudo? Ora, a resposta é simples: basta configurar uma conexão a partir do serviço XYZ Tiles e descarregar o Google Maps no QGIS.

 configuração do provedor Google Maps no QGIS

Provedor Google Maps no QGIS

Observações Importantes

1) Reamostragem das quadrículas: A renderização de qualquer raster WMS no QGIS é péssima e não há recursos de reamostragem para esconder o serrilhamento. Usuários mais exigentes podem detestar isso. Para o usuário comum, é serviço de primeira, mas na verdade, não é. O ArcGIS renderiza imagens WMS de forma eficiente e sem serrilhamento.

2) Escalas diferentes. Há uma diferença de escala se compararmos a quadrícula do Tile Server com a mesma quadrícula do complemento QuickMapServices. Colocando os dois arquivos raster na mesma escala, os rótulos da imagem QuickMapServices não atrapalham a visualização das construções. O terrível serrilhamento está presente nos dois recursos.

Recurso XYZ Tiles

Escala 1:500 no XYZ Server

Plugin QuickMapServices

Escala 1:500 no QuickMapServices

Fim do artigo. Independente da forma como você descarrega imagens como orientação para o seu projeto, é preciso estar atento aos recursos do Sistema de Informações Geográficas. Essa dica funciona muito bem no QGIS 2.18 e no QGIS 3. Deixe seu comentário e participe do site!


Informações

Instrutor GIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.
Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

6 comentários em “QGIS 3: Aprenda a realizar conexões WMS para acessar Imagens Gratuitas”

  1. Olá Jorge.
    Muito Obrigado pela dica. Estou tendo problemas com QuickMapService e essa sua opção me salvou.

  2. Fiz todos os passa-a-passos e não aparece a visualização de nenhum mapa no meu qgis, nem do quickmaps, nem do openlayers.
    O que faço?

Deixe um comentário