QGIS 3: Trabalhando com Coordenadas para gerar uma poligonal a partir de Pontos

Novo Procedimento para gerar Áreas

O QGIS 3 está operando a pleno vapor, porém sabemos que há um longo caminho pela frente. É notório que uma ferramenta complexa como o QGIS precisa ser concebida dentro de um ciclo rígido de desenvolvimento que envolve prazos, metas e financiamentos necessários para a continuidade do projeto. O mesmo vale para as ferramentas proprietárias de natureza e finalidade semelhante.

No artigo de hoje, vamos apresentar o processo para importação de coordenadas no QGIS 3 cujo método para geração de pontos foi aperfeiçoado e sofreu pequenas mudanças. Para o usuário da ferramenta, essa modificação é importante porque introduziu o conceito de Gerenciamento de Fontes de Dados Abertas, o módulo de convergência de modelos de dados de diversas natureza integradas num único painel (Carregamento de Shapefile, Carregamento de Geopackage, Conexão com o Banco de Dados PostgreSQL, Importação de um arquivo File Geodatabase, Conexões com Serviços WMS/WMTS e muitos outros).

O recurso chamado Texto Delimitado é o componente do Gerenciador de Fontes de Dados Abertas criado exclusivamente para a importação de uma lista de coordenadas. Para que o processo seja executado com êxito, é importante conhecer o mínimo sobre Sistemas de Coordenadas. Este conhecimento capacita o usuário sobre a escolha do sistema apropriado para que os seus dados sejam posicionados corretamente no mapa.

Vale a pena ler este documento e conhecer os seguintes assuntos abordados neste artigo:

  • Procedimentos para Importação de um arquivo XLS para o QGIS;
  • Transformação de XLS/XLSX para CSV;
  • Importação de uma Lista com o Texto Delimitado;
  • Transformação de Pontos em Linhas pelo painel Processamento;
  • Transformação de Linhas em Polígonos pelo painel Processamento.

Será o fim dos complementos para o QGIS?

Nas versões anteriores, este procedimento não poderia ser executado apenas com as ferramentas do QGIS, pois o programa não possui algoritmos capazes de transformar pontos em polígono. Para superar essa limitação, a comunidade de usuários recomenda o complemento Points2One para transformação de pontos em linha ou polígono. Após o lançamento da versão 3 da ferramenta QGIS, essa instalação não será necessária. Incorporar certas funcionalidades na ferramenta evita o uso de plugins ou complementos cuja principal desvantagem é a impossibilidade de execução dentro de um mecanismo para automatização de tarefas.

Os complementos sempre terão o seu valor porque são ferramentas criadas para atender uma necessidade. Com a evolução da plataforma, certas funcionalidades serão incorporadas gradualmente no programa principal.

Manual do Artigo em PDF

Clique na imagem abaixo e faça o download do artigo que traz dicas sobre importação de coordenadas e criação de uma poligonal.

Espalhe essa novidade para os seus amigos!


Informações

INSTRUTOR GIS é um espaço na Web destinado à publicação de dicas sobre Geotecnologias. Para entrar em contato sobre consultoria ou cursos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, utilize os canais abaixo:

  • WhatsApp (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgesantos@instrutorgis.com / jorgepsantos@outlook.com

1 comentário em “QGIS 3: Trabalhando com Coordenadas para gerar uma poligonal a partir de Pontos”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.