Baixe todas as Escolas e Equipamentos Públicos de São Paulo produzidos pelo Portal GeoSEADE

O que a Fundação SEADE entregou para você

Obter uma base cartográfica georreferenciada com informações sobre a nossa cidade é um benefício que possui inúmeras aplicações. Para as pessoas residentes em São Paulo, o Portal GeoSEADE disponibilizou um volume de dados espaciais com informações sobre as condições de vida, situação econômica, renda, finanças e dados ambientais, entre outras categoriais.

Diante deste acervo espacial tão importante para o povo paulista e paulistano, eu gostaria de destacar os Equipamentos Públicos destinados à educação, saúde e assistência social, como as escolas, os centros de referência para ações sociais e as unidades para atendimento médico. Todo o trabalho de apresentar dados demográficos e socioeconômicos no formato de SIGWeb ficou a cargo da Fundação SEADE, que ao longo de quarenta anos de existência desenvolve estudos estatísticos sobre a população de São Paulo.

Equipamentos Públicos: As Escolas de São Paulo no GeoPortal

Diante de você, há dois caminhos: consultar a localização geográfica das escolas pelo portal GeoSEADE ou baixar tudo para o seu computador. Simples assim. O caminho indicado para o primeiro contato com o acervo da SEADE é a consulta através do GeoPortal da instituição. Recomendo o download do material após a familiarização do analista com a base da SEADE, assim como a sempre válida leitura dos metadados e dicionário de dados.

Visite o link abaixo para visualizar todas as escolas de São Paulo através de um mapa:

Portal GeoSEADE: http://portalgeo.seade.gov.br

Logo na página inicial, você deve clicar em Mapa Interativo para navegar sobre o estado de São Paulo e carregar a informação espacial desejada.

Para disponibilizar todas as escolas, pressione o botão Incluir mais Camadas para localizar a categoria Equipamentos Sociais.

No item Educação, você deve indicar o tipo de recorte desejado: Escolas Municipais, Estaduais, Universidades, Ensino Privado e assim por diante.

Este é o mapa de todas as escolas municipais de São Paulo datadas pelo ano de 2018.

Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma escola, o nome da unidade educacional será exibido.

Ao clicar sobre um ponto, os metadados daquela escola serão exibidos.

Explore o portal GeoSEADE e verifique outras informações do seu interesse. Ao terminar, você deve partir para o download de todas as bases espaciais.

Equipamentos Públicos: Download das Escolas de São Paulo

Para baixar todas as escolas de São Paulo georreferenciadas pela fundação SEADE, siga estes passos:

1 – Clique neste link http://portalgeo.seade.gov.br/download-de-dados e faça a segmentação da informação necessária a partir dos critérios disponíveis. Para o mapeamento de todas as escolas de São Paulo, é preciso determinar um tema e um subtema. Nos blocos, indique Equipamento e Educação para ter acesso a todas as bases geoespaciais das escolas.

2 – Em seguida, faça o download das bases das escolas de São Paulo segundo a rede específica. É possível obter esses dados em Shapefile e Excel.

Verificando Metadados e Dicionário de Dados

Esta etapa é importante para compreensão do material disponibilizado pela entidade. Com os metadados, podemos compreender as características técnicas da base, principalmente pelo entendimento acerca da nomenclatura das colunas da tabela de atributos.

Da mesma forma, devemos utilizar o dicionário de dados para entender o projeto de mapeamento como um todo, assim como a sua escala.

O que pode melhorar no projeto da SEADE?

Achei sensacional ter acesso a este volume de informações disponibilizadas para o estado de São Paulo. Encontrar dados escolares georreferenciados para todo o Brasil é um sonho de todo profissional que lida com dados socioeconômicos. Ainda estamos de olho no Censo Escolar do INEP para conseguir maiores informações sobre as dependências das escolas, pois para o Geoprocessamento, uma informação cadastral só faz sentido se estiver associada a um sistema de coordenadas.

Observei duas coisas nesta base das escolas: a velocidade do portal pode ser aperfeiçoada (talvez o SIGWeb seja um pouco lento por conta do I3Geo) e poderíamos ter uma segmentação mais intuitiva para as escolas. Explico: seria bom ter um nome fantasia para essas siglas no dicionário de dados para orientar o público alvo. Seria algo mais ou menos assim:

  • EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil). Pré-escola. Atende crianças até os seis anos;
  • CEI (Centro de Educação Infantil). Antiga “Creche”. Indicada para atender crianças de zero a cinco anos.

Ter essa segmentação é importante para a pessoa c técnica e para a pessoa leiga também, porque podemos realizar diversos mapeamentos e cálculos com filtros direcionados para o cruzamento de dados. Independente destas observações, a SEADE está de parabéns por tornar essa informação acessível e de domínio público!


Informações

InstrutorGIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.

Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.

Contatos

  • WhatsApp: (61) 99616-5665
  • Skype: jorgepsantos2002
  • E-mail: jorgepsantos@instrutorgis.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.